ARTICULAÇÃO

    A Portaria 276/96, Art. 6º e Instrução Normativa 008/2007/GS/Seduc/MT, deixa claro quem é e qual é a função do professor Articulador.







       Na sala de articulação o professor constantemente observa, incentiva, orienta, avalia e registra em ficha individual o desempenho do aluno dentro dos objetivos propostos, identificando se o aluno atingiu tais objetivos ou não.





        Aqueles que alcançaram os objetivos são dispensados das aulas de reforço. Os que ainda necessitam de auxílio em determinado conteúdo ou perante alguma dificuldade de aprendizagem continuam por mais um tempo, até suas dúvidas serem sanadas e suas dificuldades superadas.




     O professor articulador planeja as aulas diariamente, com atividades diversificadas de acordo com a área de dificuldade apresentada pelo aluno.

     
 
O professor facilitador tem como metas:
 
- Desenvolver um processo de ensino diferenciado com o aluno para que ele alcance qualificação necessária a sua promoção ao término do ano letivo;

- Criar novas estratégias e métodos para trabalhar conteúdos, para os quais os alunos apresentam dificuldades; 




 

- Orientar o aluno a identificar suas dificuldades para superá-las;
- Permitir ao aluno compreender seu potencial.
       Em Itaúba – MT, na escola Papa João Paulo II, alunos dos ciclos de formação atendidos pela unidade escolar, recebem o apoio pedagógico, através de uma bem montada “Sala de Articulação”. Este trabalho está sob a responsabilidade das professoras / pedagogas, Matilde Souza Ferreira Barbosa e Luzitânia Battisti.



Professora: Matilde
Professora: Taninha






Fonte: Seduc-MT
Fonte: Profº. Nilson Caires