NOSSA HISTÓRIA


Na da década de 1970, seguindo o traçado da BR 163, na região norte do Estado do Mato Grosso, havia duas grandes propriedades que foram adquiridas por três irmãos da Família Bedin, que vieram com suas famílias da região Oeste de Santa Catarina. Juntamente com eles vieram alguns funcionários e suas respectivas famílias que juntos plantariam a semente do que viria a ser o município de Itaúba. 

No início havia poucas coisas,  um supermercado, um açougue, um hospital, um igreja/escola ou escola/igreja, pois durante a semana funcionava a escola e no final de semana era a igreja, em uma casa cedida pelos Irmãos Bedin. Esta escola funcionava como anexa da Escola Estadual DR. Louremberg Nunes Rocha, da cidade de Colíder.  

    Com o número de alunos aumentando consideravelmente, foram construídas quatro salas de aula, uma cozinha, uma sala que servia de secretaria, direção, sala de professores e supervisão com dois banheiros para professores e funcionários, para os alunos também foram construídos dois banheiros, um masculino e um feminino. 

     Em 1982 percebendo o crescimento no número de alunos e a necessidade de certa independência deu-se o início ao processo de criação, autorização e reconhecimento da Escola Estadual Papa João Paulo II, no distrito de Itaúba, município de Colíder. (Itaúba seria emancipada em 1986). O ato de criação e autorização n°1811/82 de 12 de Abril de 1982, concretiza o sonho da 1° escola oficial de Itaúba. Em dezembro de 1983, é realizada e celebrada, a formatura da 1° turma do primeiro Grau.

     
      Em Janeiro de 1984 teve início a implantação do 2° Grau, a resolução n°314 de 09 de Dezembro de 1986 autoriza o funcionamento do ensino de 2° grau passando a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º Graus Papa João Paulo II, sediada no distrito de Itaúba, município de Colíder, conforme D. O. de 31/12/1.986. Sendo que em dezembro de 1.986 é lavrada a Ata de Formatura da 1ª Turma do segundo Grau. No mês de março de 1985 é publicado o extrato do termo de compromisso n° 06/85 no valor de CR$: 10, 000, 000 (dez milhões de cruzeiro) para a ampliação de 06 salas de aulas. Como até então havia apenas 4 salas de aula fazia-se necessário o uso de salas próximas a escola, e para isso era usado o salão paroquial como salas de aula. 
 

        Em se tratando de estrutura física, hoje nossa escola conta com 13 salas de aula, área coberta para o lazer e apresentações artísticas, quadra poliesportiva com cobertura, laboratório de informática, biblioteca, sala de recurso, refeitório, cantina, sala de articulção, MT preparatório, sala de professores, sala de coordenação, secretaria e amplo pátio, o que favorece o desempenho dos trabalhos dos professores e a aprendizagem dos alunos
  
Nestes 30 anos de existência a Escola Estadual Papa João Paulo II, foi palco de muitas manifestações culturais tais como: Teatro, Festival de música, Gincanas, Papa Arte, Feira de ciências e do conhecimento, atividades em comemoração aos 500 anos do Brasil, Itanegra, etc

 
Nossa escola também foi berço e palco de bons atletas que trouxeram muitas medalhas e troféus para nossa escola e para a cidade, tanto em jogos estudantis, Vale do Teles Pires, regionais como o Vale da Madeira e jogos estaduais.



A escola conta com um quadro de 32 professores, entre efetivos e contratados.

Fonte: Secretaria da escola/Seduc
Fonte: profº. Nilson Caires

Um comentário: