ITAÚBA-MT

     O nome Itaúba foi adotado como típico e expressivo do lugar, devido à essência vegetal dominante nas matas virgens onde a cidade foi projetada, ainda no início da década de setenta, graças à construção da Br-163.
O naturalista alemão Karl Friedrich Philipp Von Martius (1863), classificou a árvore Itaúba como Lígnum Lapideum, madeira de pedra, dura, resistente como a pedra.
Desta forma, presume-se que, ao dar o nome de Itaúba à localidade, os pioneiros queriam indicar que o povo desta região tinha uma postura decidida, firme, dura na luta como a Itaúba nas matas.

O município de Itaúba foi criado pela Lei Estadual n° 5.005, de 13 de maio de 1986, Itaúba esta localizada ao norte do Estado de Mato Grosso, a 600 km da Capital Cuiabá, as margens da Br-163 no km 907. Possui uma área de 6.215,35 KM² , fazendo divisa com os Municípios de Ipiranga do Norte, Claudia, Sinop, Tabaporã, Nova Santa Helena, Colider e Nova Canaã. Segundo o (IBGE) Itaúba tem 4.625  habitantes.

A principal atividade econômica está no setor madeireiro destaca-se também na Pecuária Intensiva, com sistema de cria, recria e engorda. Na agricultura as culturas principais são o arroz e milho, secundados por culturas de subsistência, vem sendo diversificados outros cultivos, principalmente o plantio de soja. O município tem 70% de terras planas mecanizáveis.






Outra importante atividade econômica de Itaúba, é a extração de Castanha-do-Brasil. 




A produção estimada é de 45 mil toneladas da amêndoa por safra. O desenvolvimento dos frutos leva 15 meses e o amadurecimento e queda acontecem entre outubro e abril, período em que se dá a coleta.



 




Itaúba – MT, cidade hospitaleira. Capital da castanha do Brasil.




 
Fonte: Prefeitura Municipal
Fonte: profº. Nilson Caires

2 comentários:

  1. Ola pessoal de Itaúba estou a procura de Gabriel irmão de Wellington irmão de dione, os pais São Maria sonia e o pai deles e chamado de padre que é o apelido , qualquer informação mim avisem estou a procura faz um tempo espero q vcs mim ajudem: número prá contato: 0146384663441 número da OI,..

    ResponderExcluir