Com
objetivo de capacitar os profissionais da educação do Estado de Mato Grosso, a
Seduc por intermédio do Cefapro/Sinop, realizou de 27 a 30 de agosto, nas
dependências do auditório da Unemat em Sinop o seminário “Formação
em rede: Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato
Grosso. O evento contou com a
participação de professores especialistas, mestres e doutores que trouxeram
suas contribuições para este momento de “transformação” pela qual passa
a educação estadual.
Aqui
do município de Itaúba estiveram presentes quatro professores da escola
estadual (Nilson Caires, Matilde, Patrícia, Berenice e José Paulo) e uma da
escola municipal (Mirian). Após participar do encontro em Sinop o compromisso
foi de repassar as informações aos demais integrantes da educação no município,
o que aconteceu nos dias 15 e 16 deste mês quando reunidos na escola estadual as
duas redes, Município e Estado, receberam o repasse através dos professores que
participaram da capacitação em Sinop.
O encontro
começou com a professora Miriam (rede municipal) falando sobre as Orientações Currículares - OCs, na sequência a professora Matilde
(rede estadual) discursou sobre o tema “entre
o jamais e o ainda não”, isso tudo no período da manhã do dia 15. Na parte
da tarde foi a vez do professor Nilson Caires apresentar aos participantes do
encontro as informações sobre o Complexo
Temático, uma ferramenta de organização do currículo escolar.
Segundo as
OCs, para Educação Básica: “[...]
o complexo temático provoca a percepção e a compreensão da realidade, explicita
a visão de mundo em que se encontram todos os envolvidos em torno de um objeto de
estudo e evidencia as relações existentes entre o saber e o pensar, o agir e o refletir,
a teoria e a prática. (Rocha, 1996 : 2).” O professor José
Paulo Dalpoz fechou o dia explanando sobre o Planejamento Anual segundo o complexo temático.
No
dia 16 nos dois períodos (matutino e vespertino), contando com a participação
de toda à assembleia, confeccionou-se o relatório que será aplicado junto à
comunidade na realização da pesquisa sócio antropológica. Esta pesquisa
norteará o complexo temático. O que fará com que os professores trabalhe de uma
forma interdisciplinar de acordo com a realidade do aluno afinal o objetivo é ajudar o aluno a
compreender a realidade de um ponto de vista concreto, isto é, estudá-la do
ponto de vista do movimento e não do estático. Pistrak (2003) afirma que: “Daí deriva a necessidade de
organizar as disciplinas do programa em complexos na medida em que este é o
único sistema que garante uma
compreensão da realidade
atual de acordo com
o método dialético.
A partir dessa compreensão, o sistema do complexo deixa de
ser para nós simplesmente uma boa
técnica de ensino
para ser um sistema
de organização do
programa justificado pelos objetivos da escola.”
Ao final do encontro, todos retornaram para suas unidades escolares com um pouco mais de conhecimento sobre o Complexo Temático, esta ferramenta de organização do currículo escolar em Mato Grosso.
Fonte:
Profº. Nilson Caires
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