sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Profissionais da educação de Itaúba participam de capacitação


Com objetivo de capacitar os profissionais da educação do Estado de Mato Grosso, a Seduc por intermédio do Cefapro/Sinop, realizou de 27 a 30 de agosto, nas dependências do auditório da Unemat em Sinop o seminário “Formação em rede: Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso. O evento contou com a participação de professores especialistas, mestres e doutores que trouxeram suas contribuições para este momento de “transformação” pela qual passa a educação estadual.  
         Aqui do município de Itaúba estiveram presentes quatro professores da escola estadual (Nilson Caires, Matilde, Patrícia, Berenice e José Paulo) e uma da escola municipal (Mirian). Após participar do encontro em Sinop o compromisso foi de repassar as informações aos demais integrantes da educação no município, o que aconteceu nos dias 15 e 16 deste mês quando reunidos na escola estadual as duas redes, Município e Estado, receberam o repasse através dos professores que participaram da capacitação em Sinop.
O encontro começou com a professora Miriam (rede municipal) falando sobre as Orientações Currículares - OCs, na sequência a professora Matilde (rede estadual) discursou sobre o tema “entre o jamais e o ainda não”, isso tudo no período da manhã do dia 15. Na parte da tarde foi a vez do professor Nilson Caires apresentar aos participantes do encontro as informações sobre o Complexo Temático, uma ferramenta de organização do currículo escolar.  
 Segundo as OCs, para Educação Básica: “[...] o complexo temático provoca a percepção e a compreensão da realidade, explicita a visão de mundo em que se encontram todos os envolvidos em torno de um objeto de estudo e evidencia as relações existentes entre o saber e o pensar, o agir e o refletir, a teoria e a prática. (Rocha, 1996 : 2).” O professor José Paulo Dalpoz fechou o dia explanando sobre o Planejamento Anual segundo o complexo temático. 
 No dia 16 nos dois períodos (matutino e vespertino), contando com a participação de toda à assembleia, confeccionou-se o relatório que será aplicado junto à comunidade na realização da pesquisa sócio antropológica. Esta pesquisa norteará o complexo temático. O que fará com que os professores trabalhe de uma forma interdisciplinar de acordo com a realidade do aluno afinal o objetivo é ajudar o aluno a compreender a realidade de um ponto de vista concreto, isto é, estudá-la do ponto de vista do movimento e não do estático. Pistrak (2003) afirma que: “Daí deriva a necessidade de organizar as disciplinas do programa em complexos na medida em que este é o único sistema que garante uma  compreensão  da  realidade  atual de  acordo  com  o  método  dialético.  A partir  dessa  compreensão, o sistema do complexo deixa de ser para nós simplesmente  uma  boa  técnica  de  ensino  para  ser  um sistema  de  organização  do   programa  justificado  pelos objetivos da escola.”      

  Ao final do encontro, todos retornaram para suas unidades escolares com um pouco mais de conhecimento sobre o Complexo Temático, esta ferramenta de organização do currículo escolar em Mato Grosso.  
                                                                            
                                                                                                                                                       Fonte: Profº. Nilson Caires
            

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