quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Suspensa a greve dos professores em Mato Grosso

Os profissionais da rede estadual de Educação decidiram, suspender o movimento grevista perdurou por  65 dias, na maioria das escolas de Mato Grosso. A decisão foi tomada durante assembleia geral da categoria, em Cuiabá. Eles aceitaram a proposta do governo do Estado e voltaram às aulas entre segunda-feira (21) e terça-feiras. A estimativa é que mais de 400 mil alunos ficaram sem aulas.
A nova proposta do governo, feita na terça-feira (15), na presença de promotores de justiça que mediaram o encontro, é:

a)    antecipar para 1º de março do ano que vem o primeiro reajuste salarial da política de dobrar o poder de compra dos profissionais;

b)      O pagamento da hora-atividade será implementado a partir do ano que vem em 40%. Os demais 60% serão parcelados em duas vezes para os anos seguintes, até chegar à integralidade em 2016.

De acordo com o diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep-MT), Valdeir Pereira, cerca de 75% dos profissionais presentes na assembleia foram favoráveis ao retorno ao trabalho. "Optamos nesse momento pela suspensão do movimento", disse, em entrevista ao Só Notícia. No entanto, segundo o sindicalista, os profissionais continuarão buscando o compromisso do governo com reformas e melhorias de infraestrutura das unidades escolares. Ou seja, o indicativo de greve permanece e caso as medidas propostas pelo governo não sejam implementadas, a greve pode ser retomada.
Esta greve dos profissionais da educação estadual foi a mais longa da "história recente do Sintep". O sindicato informa, através da assessoria, que houve adesões de 90% dos profissionais na maioria das cidades mato-grossenses.

 

Fonte: Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário