quarta-feira, 22 de maio de 2013

Alunos das escolas de Itaúba praticam “Salto em Distância”

      Visando despertar no educando o interesse pela prática esportiva, no município de Itaúba, um trabalho vem sendo realizado, numa parceria das escolas Educandário Nossa Senhora Aparecida e Papa João Paulo II. O projeto é destinado aos alunos do Ensino Fundamental destas unidades escolares.


Salto em Distancia...
     O projeto tem como objetivo principal colocar os estudantes em ação. Neste primeiro momento o trabalho está sendo desenvolvido na modalidade “Salto em Distância”. Oferecida a todos os alunos do Ensino Fundamental, esta modalidade do atletismo provoca no aluno o desejo de superar seus limites e o faz acreditar na realização dos sonhos mais secretos.



      Nas escolas onde o projeto vem sendo aplicado as condições para tal prática são precárias, porém com uso da criatividade o professor de educação física Gilvan Ferreira Barbosa (Cref 403) tem superado as barreiras existentes. As colunas de sustentação do sarrafo, por exemplo, são fabricadas em uma marcenaria de fundo de quintal e o próprio sarrafo é uma vara de bambu retirada em uma fazenda próxima ao município.


      No entanto todo este esforço começa a apresentar resultado. É o caso do aluno da 3ª fase do 3º ciclo da escola estadual Papa João Paulo II, Vinícius Júnior de Oliveira que se destacou nos jogos escolares saltando mais de 1,60m e agora auxilia o professor com os demais alunos.


      Outro obstáculo é o espaço físico que tem que ser improvisado no pátio das unidades de ensino, apesar disso os atletas demonstram muita empolgação. Além da prática a questão teórica é trabalhada em sala de aula, pelo professor através  das aulas expositivas e pelos alunos em forma de seminários.



      Acreditar no futuro do educando é uma missão do educador e obrigação dos governantes do país. Qualquer um que falhar estará cometendo um grande erro com as gerações vindouras.
     As fotos que ilustram esta postagem mostram os alunos praticando o esporte nas duas escolas.

Fonte: Profº. Nilson Caires

Nenhum comentário:

Postar um comentário