Em Itaúba na Escola Estadual Papa João Paulo II, entre as diversas árvores plantadas no pátio, encontra – se também um belo exemplar de Ipê Amarelo. Os alunos desta instituição educacional além de conviver com a natureza tem a oportunidade de aprender um pouco na prática sobre esta árvore símbolo do Brasil.
O ipê-amarelo-da-serra (Tabebuia alba) é uma árvore brasileira, nativa da Mata Atlântica considerada a árvore símbolo do Brasil, descrita inicialmente em 1832 por Chamiso como Tecoma alba.
È a árvore brasileira mais conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, a mais bela. É na verdade um complexo de nove ou dez espécies com características mais ou menos semelhantes, com flores brancas, amarelas ou roxas. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê em habitat natural nos dias atuais é rara entre a maioria das espécies (LORENZI,2000).
O nome alba provém de albus (branco em latim) e é devido ao tomento branco dos ramos e folhas novas. As árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração na arborização de ruas em algumas cidades brasileiras. Infelizmente, a espécie é considerada vulnerável quanto à ameaça de extinção. Outros nomes populares: ipê-ouro, ipê-amarelo, ipê-da-serra, ipê, aipê, ipê-mamono, ipê-mandioca, ipê-pardo, ipê-vacariano, ipê-tabaco, ipê-do-cerrado, ipê-dourado, ipezeiro, pau-d’arco-amarelo.
Características
Altura pode chegar a medir cerca de 30 metros.
Tronco reto ou levemente tortuoso, casca externa grossa, cinza-rosa, com fissuras longitudinais esparsas e profundas. Com ramos grossos, tortuosos e compridos, o ipê amarelo da serra possui copa alongada e alargada na base. As raízes de sustentação e absorção são vigorosas e profundas. As folhas são compostas, de face superior verde-escura e face inferior acinzentada.
Usos
A madeira é usada na construção civil, na forma de tacos e assoalhos, e em marcenaria e carpintaria.
É usada no paisagismo urbano.
Árvore símbolo
Embora o Ipê seja considerado árvore símbolo do Brasil, pela Lei nº 6.607 de 7 de Dezembro de 1978 o pau-brasil foi declarado Árvore Nacional. Pelos projetos de lei PL-2293/1974 e PL-882/1975, tentou-se instituir o Ipê como flor nacional do Brasil. Ambos os projetos foram arquivados na Câmara dos Deputados. O projeto de lei PL-3380/1961 visava declarar o pau-brasil e o ipê-amarelo, respectivamente, Árvore e Flor Nacionais, mas este projeto não foi aprovado.
Obs. Todas as fotos que ilustram esta postagem são do Ipê que está no pátio da escola.
Fonte: internet
Fonte: Profº. Nilson Caires
Nenhum comentário:
Postar um comentário