sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Profº. Nilson Caires - Aula de "Redação"



    Olá, alunos da Escola Estadual Papa João Paulo II ou quem se interessar, estou disponibilizando aqui o conteúdo da aula sobre “REDAÇÂO”. De forma bem resumida mas que com certeza lhe ajudará na compreensão sobre os passos da produção de texto, inclusive os erros que se deve cuidar para não cometê-los. Espero poder ajudá-los.
                                                                   Profº. Nilson Caires
As partes de uma redação


De forma resumida e bem objetiva, a redação deve ter três partes:

1.
Introdução
2.
Desenvolvimento
3.
Conclusão

Mas como se dá cada uma delas? O que é necessário que elas tenham?  Vejamos, separadamente:

1. Introdução   
O que é introdução, senão o ato de introduzir? Então, vejamos: introduzir é fazer entrar, fixar-se.
Não é por menos que o início do texto tem essa denominação, uma vez que é responsável por fazer com que o leitor queira adentrar, fixar os olhos e ler o restante do texto.
A introdução deve apresentar a ideia principal (tópico frasal) que será discutida não só no primeiro parágrafo, mas ao longo do texto!
Por ser o primeiro contato que o leitor tem com o escrito, a forma como a introdução é disposta é muito importante. Deve-se explorar o objetivo do texto em orações que atraiam o público-alvo. Importante é não se delongar muito nesta etapa, três linhas são o suficiente.
Lembre-se de que o texto começa pela introdução, na primeira linha. Portanto, escolha um título quando a produção for concluída, pois não há como saber com exatidão.

Defeitos a evitar na introdução

I. Iniciar uma ideia geral, mas que não se relaciona com a segunda parte da redação.
II. Iniciar com digressões (o início dever ser curto).
III. Iniciar com as mesmas palavras do título.
IV. Iniciar aproveitando o título, com se este fosse um elemento d primeira frase.
V. Iniciar com chavões.


Exemplos:
- Desde os primórdios da Antiguidade...
- Não é fácil a respeito de...
- Bem, eu acho que...
- Um dos problemas mais discutidos na atualidade...


 
2. Desenvolvimento
É o chamado “corpo do texto”, onde o tema escolhido é abordado e, como o próprio nome diz, desenvolvido. Após introduzir o tema, é hora de debatê-lo, através da exposição dos argumentos.
É necessário que as ideias estejam claras e exemplificadas, se for o caso. Nesta etapa, evite repetições de termos ou orações que tenham o mesmo sentido. Evite também períodos muito longos, pois tendem a tornar a leitura enfadonha, monótona. Além disso, pode fazer com que o escritor se perca em meio às suas próprias argumentações.
Não queira demonstrar mais do que sabe sobre determinado assunto, pois poderá cair no erro das repetições de ideias, exposto acima. E não é necessário “encher linguiça”, uma vez que qualidade é essencial, mas quantidade de argumentos não, tampouco de linhas: para um texto com mais ou menos 30 linhas de 18 a 22 de desenvolvimento são suficientes! 




Defeitos a evitar no desenvolvimento



I. Pormenores, divagações, repetições, exemplos excessivos de tal sorte a não sobrar espaço para a conclusão.


3. Conclusão

Concluir é acabar, finalizar. Portanto, é o desfecho do texto. Muitos não dão importância para essa etapa, mas sem ela o texto fica vago, sem propósito.
Em um parágrafo, a conclusão deve reunir as ideias levantadas ao longo do texto, contudo, com um posicionamento por parte do escritor ou uma solução para um problema apresentado.
Nunca coloque: Concluímos que, Concluo que, Finalizando, Resumindo ou equivalentes na conclusão porque não é necessário que o escritor avise que irá finalizar o texto, já que esta etapa deve ser percebida pelo leitor e não alertada.


 
Defeitos a evitar na conclusão


I. Não finalizar (é o principal defeito)
II. Avisar que vai concluir, utilizando expressões como "Em resumo" ou "Concluindo”.

Erros a serem evitados na produção de sua redação

- Não coloque ponto no título de uma redação.
- Não repita muitas vezes as mesmas palavras, para não empobrecer o texto.
- Jamais abrevie palavras.
- Evite o uso de etc.
- Substitua as palavras “algo”, “coisa”, por elemento, fator, item, etc.
- Use sempre palavras da língua portuguesa, evite as estrangeiras.
- Evite usar provérbios, chavões, ditos populares ou frases feitas.
- Evite questionamentos em seu texto, sobretudo em sua conclusão.
- Jamais use a primeira pessoa do singular, a menos que haja solicitação do tema (Ex.: O que você acha sobre o aborto – ainda assim, pode-se usar a 3ª pessoa)
- Só cite exemplos de domínio público, sem narrar seu desenrolar. Faça somente uma breve menção.
- A emoção não pode perpassar nem mesmo num adjetivo empregado no texto. Atenção à imparcialidade.
- Nuca analise assuntos polêmicos sob apenas um dos lados da questão.
 
Exemplo de redação


                                                  Ler para compreender 

Introdução


Vivemos na era em que para nos inserir no mundo profissional devemos portar de boa formação e informação. Nada melhor para obtê-las do que sendo leitor assíduo, quem pratica a leitura está fazendo o mesmo com a consciência, o raciocínio e a visão crítica. 


Desenvolvimento


A leitura tem a capacidade de influenciar nosso modo de agir, pensar e falar. Com a sua prática frequente, tudo isso é expresso de forma clara e objetiva. Pessoas que não possuem esse hábito ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação


Isso tudo é comprovado por meio de pesquisar as quais revelam que, na maioria dos casos, pessoas com ativa participação no mundo das palavras possuem um bom acervo léxico e, por isso, entram mais fácil no mercado de trabalho ocupando cargos de diretoria.


Porém, conter um bom vocabulário não se torna o único meio de “vencer na vida”. É preciso ler e compreender para poder opinar, criticar e modificar situações.



Conclusão


Diante de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura pode transformar enriquecer culturalmente e socialmente o ser humano. Não podemos compreender e sermos compreendidos sem sabermos utilizar a comunicação de forma correta e, portanto, torna-se indispensável a intimidade com a leitura.



Atividades 1

Língua Portuguesa                Turma____________                                      ____/____/____
Professor: Nilson Caires
Nome:_________________________________________________________________



Produzindo: Complete a parte que falta:


                                                         Televisão em casa


Introdução

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Desenvolvimento
A partir de uma pesquisa realizada entre pessoas de diferentes classes sociais, conclui-se que, de fato, em geral os telespectadores absorvam boa parte do que é apresentado na tela.
Tanto as novelas como as propagandas veiculadas nos intervalos exercem muita influência sobre as pessoas. Ao difundir modelos de comportamento, reforçam-se estereótipos ligados a raças e classes sociais, o que contribui para que imagens distorcidas da sociedade continuem a ser propagadas.

Conclusão
Resta saber se recorrer ao controle-remoto para mudar de canal resolveria o problema. Aliás, antes disso, é preciso saber se as pessoas querem mudar de canal.



Atividade 2
Produzindo: Complete a parte que falta:

                                                                  O Brasil Hoje
Introdução
A realidade brasileira deixa claro que nosso país é palco de grandes contradições sociais, culturais e econômicas. A origem disso pode ser procurada, e provavelmente será encontrada, na exploração do Brasil pelas grandes potências, que contavam com o apoio de nossa elite e com a falta de voz ativa de membros favorecidos.

Desenvolvimento
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Conclusão
Diante de todas essas contradições, de todas as injustiças, os brasileiros precisam parar para se perguntar qual é, de fato, o significado do dia 7 de setembro para nosso país.

Atividade 3 



Produzindo: Complete a parte que falta:


                                                                  Meio Ambiente
Introdução
Existem dezessete países no mundo que reúnem em seu território 70% de toda biodiversidade global. Nenhum deles, porém, chega perto do Brasil, que abriga aproximadamente 20% de todas as espécies animais do planeta.

Desenvolvimento
Na Floresta Amazônica está boa parte da riqueza natural do país: são 5,5 milhões de quilômetros quadrados com um terço de todas as espécies vivas no planeta. Mas até quando?
Todos esses números acabam por atrair a atenção de pessoas e corporações com interesses duvidosos, que põem o desejo de lucro acima de qualquer outra consideração de ordem ética, promovendo um desmatamento sem limites e acelerando a extinção de diversas espécies animais.
O comércio ilegal de aves também tem se intensificado, o que revela tanto certo descaso das autoridades como a cumplicidade de uma parte da população que, ao comprar uma dessas aves em uma loja, terá contribuído com a matança de outras 99 da mesma espécie. Isto é sério.

Conclusão
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Fonte: Pesquisa na internet
Fonte: Profº. Nilson Caires

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