terça-feira, 11 de setembro de 2012

Profissionais de Itaúba participam de Formação Continuada em Tecnologia Educacional


    A Secretaria de Educação a Distância, elaborou revisão do Programa Nacional de Informática na educação - ProInfo. Essa nova versão do Programa, instituído pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo.
     Nesse contexto, surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - ProInfo Integrado, que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles o curso Introdução à Educação Digital (40h), o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h) e o curso Elaboração de Projetos.
Profissionais de Itaúba participando do curso
Profissionais usando as ferramentas da tecnologia
    Aqui no município de Itaúba contamos com dois cursos em andamento, Intradução á Educação Digital e Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. O número de profissionais envolvidos é bastante significativo, deixando claro o interesse dos mesmos pelo uso da tecnologia no desempenho de sua profissão/trabalho.
Introdução à Educação Digital este curso tem como objetivo geral contribuir para a inclusão digital dos profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos recursos e serviços mais usuais dos computadores e da Internet, levando-os a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
São objetivos específicos deste curso promover capacidades e habilidades relativas a:
·          
Conceituar tecnologias e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o
potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e na vida privada
e em sociedade:
Identificar a escola como um espaço privilegiado na promoção da inclusão digital;
Reconhecer que é preciso promover uma compreensão crítica para o uso da tecnologia digital;
Reconhecer que a incorporação da tecnologia ao processo educativo cria uma oportunidade ímpar para a estruturação e implantação de novos cenários pedagógicos.
Adquirir competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos computadores:
Conceituar os componentes de um computador e do seu sistema operacional;
Identificar o padrão de organização das interfaces gráficas e o uso dos principais dispositivos de entrada e saída (mouse, teclado e monitor);
Conceituar e operar adequadamente os administradores de arquivos, reconhecendo os principais dispositivos de armazenamento (HD, CD, pendrive);
Conceituar os principais aplicativos (editores de textos, de imagens, de apresentações, navegadores web e planilhas eletrônicas), identificando que necessidades e problemas podem ser por eles resolvidos;
Operar as funções básicas dos principais aplicativos (editores de textos, de imagens, de apresentações, navegadores web e planilhas eletrônicas);
Organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de formatos digitais, reconhecendo as possibilidades de transferências de dados entre estes diferentes formatos.
Identificar e reconhecer o potencial de uso pedagógico das diversas ferramentas computacionais utilizadas durante o curso;
Tomar consciência do papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem;
Compreender a estrutura do conteúdo web, habilitando-se assim a buscar e avaliar informações da web;
Identificar os procedimentos mais gerais de segurança e privacidade ao compartilhar informações em rede;
Analisar a importância da cooperação no aprendizado e refletir sobre a importância das ferramentas de comunicação digital na prática pedagógica;
Analisar o alcance social e econômico de algumas das principais ferramentas de produção e/ou veiculação de conteúdo digital (blogs, wikis, youtube etc.);
Conceituar e reconhecer as especificidades comunicativas, as diferentes textualidades e o potencial e papel pedagógicos dos seguintes serviços: bate-papo, e-mail, fóruns e listas de discussão, redes sociais.
     O projeto pedagógico deste curso procurou garantir aos participantes oportunidades de exercício consciente, autônomo e ativo de seu papel como protagonista e interlocutor na construção de uma nova realidade educacional. Espera-se que ao mesmo tempo em que são aprendizes sejam também autores que valorizam e compreendem a relevância de socializar suas produções.

Fonte: Ministério da Educação/Proinfo  
Fonte: Profº.Nilson Caires

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