sábado, 7 de setembro de 2013

Governo vai à Justiça contra greve dos professores estaduais de MT

      O governo do estado de Mato Grosso recorreu à Justiça para questionar a legalidade da greve dos professores estaduais, que estão paralisados desde o dia 12 de agosto. O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) declarou que foi notificado pelo Tribunal de Justiça nesta sexta-feira (6) e tem 72 horas para prestar informações sobre o histórico das negociação com o governo. Quando foi notificado, o Sintep aguardava a resposta do governador Silval Barbosa (PMDB) à proposta feita pela categoria, na terça-feira (3).
      Em nota divulgada à imprensa, o presidente do Sintep, Henrique Lopes do Nascimento, declarou que essa atitude deve interromper o diálogo entre o sindicato e o governo. "A atitude do governo em judicializar o movimento constitui-se como uma traição dentro de um processo que estava em desfeche através da proposta que ele mesmo autorizou à categoria", afirmou. 

       Negociação
      Na segunda-feira (2), em uma reunião com o governador, ficou decidido que o Sintep e a Seduc apresentariam propostas para a avaliação de Silval Barbosa (PMDB). Na ocasião, o próprio governador declarou que poderia destinar 27,2% dos recursos estaduais à educação e que, deste percentual, 65% seria revertidos para o pagamento da folha de servidores. “O Silval havia autorizado os 27,2% da receita para a educação ao secretário Ságuas Moraes e, na sequência, fizemos o grupo de trabalho. Junto com os técnicos da Seduc comprovamos que é possível realizar este investimento com a perspectiva de atender a reivindicação dos trabalhadores e, por consequência, prestar mais qualidade do serviço à população”, declarou em nota, o presidente do Sintep.
      A notificação foi realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, durante uma audiência pública realizada para discutir os rumos da educação no estado. O caso está sendo avaliado pelo desembargador Marcos Machado. O governo tem até segunda-feira (9) para apresentar as informações. Já o Sintep, pode se manifestar até a próxima terça-feira (10).
 
       Reivindicações
      A greve já dura 26 dias e afeta cerca de 80% das escolas estaduais. Os grevistas pedem quatro pautas principais: reajuste salarial de 10,41%, inclusão da hora-atividade para os professores contratados, melhorias nas escolas e posse dos classificados no concurso público realizado em 2010 em Mato Grosso. Além de mais recursos estaduais destinados à educação.

Fonte: G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário